sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Átomos, Elementos, Moléculas, Compostos e Misturas

O que são átomos?
Os átomos os são as unidades fundamentais da matéria. São constituídos por um núcleo de neutrões, que têm carga neutra e por protões, que têm carga positiva e são orbitados por uma nuvem de eletrões, que têm carga negativa.
Podes imaginar os átomos como tijolos extremamente pequenos. Existem 117 tipos de átomos. As substâncias podem ser muito simples ou deveras complexas, consoante a diversidade de tipos de átomos que as constituem. As substâncias mais simples, chamadas elementos, são feitas de apenas um tipo de átomo. Por exemplo, um bocadinho de pó raspado de uma barra de ouro é constituído por milhares de milhões de átomos de ouro. Até mesmo grandes blocos de ouro contêm apenas átomos individuais de ouro. Contudo, na maioria das outras substâncias, os átomos agregam-se em grupo de dois ou mais átomos chamados moléculas.



O que é um elemento?
Um elemento é o tipo mais simples de substância, constituído por apenas uma espécie de átomo. Há dois tipos de elementos: os naturais e os sintéticos. Os naturais são encontrados na Natureza, onde tiveram origem. Todos os elementos que têm um número atómico inferior ao do urânio são naturais, tirando o tecnécio, o rádio e o promécio. Esses são artíficiais. Os sintéticos são os que foram produzidos artificialmente ou em laboratório. Os elementos com número atómico superior ao do Urânio (92), são todos sintéticos.


O que são moléculas?
Uma molécula de oxigénio (O2)
e uma
molécula de ozono (O3)
As moléculas formam-se quando os átomos estabelecem ligações entre si. Os átomos de oxigénio, por exemplo, ligam-se em pares para formar moléculas de oxigénio representadas por O2, que existem naturalmente no ar. O ozono é também uma molécula formada for três átomos de oxigénio e é representado por O3. Os átomos não têm de se ligar a outros do mesmo tipo. Uma molécula de água (monóxido de dihidrogénio) é constituída por dois átomos de hidrogénio ligados por um átomo de oxigénio e é por isso representada por H2O. Embora a água - como todas as outras substâncias - seja formada por átomos, não existe um átomo de água. Como a água contém mais do que um tipo de átomo, não é um elemento - é algo a que se chama composto.

O que é um composto?
O composto da cafeína
Um composto é uma substância constituída por moléculas ou átomos de diferentes elementos ligados entre si. Os compostos só podem ser criados quando as substâncias se misturam e sofrem um reação química. Uma reação pode levar os elementos a ligar-se e a formar uma substância química completamente nova, a qual se comporta de maneira distinta dos elementos que a compõem. A cafeína é um composto. A sua fórmula é C8H10N4O2. Não ocorrem sempre reações quando se misturam substâncias. Elementos e compostos podem também misturar-se sem reagirem ou se ligarem. Isto cria uma outra substância designada mistura.

O que é uma mistura?
Uma mistura é uma agregação de elementos e/ou compostos que não se ligaram entre si. A maioria das coisas no nosso mundo são misturas. O ar é uma mistura de gases.




Exemplos de elementos: oxigénio; hidrogénio; carbono; ouro; berílio; lítio; cloro; cálcio; prata...
Exemplos de compostos: vinagre; água; dióxido de carbono; acetona...
Exemplos de misturas: minério de ferro; leite; água do mar; seres humanos; colas; pasta dentífrica...

1 comentário: